29 de agosto de 2012

Toque Toque Pequeno - São Sebastião (Litoral Norte/SP): Parte 1

Depois de visitar o "céu" (com o Terraço Itália), agora chegamos ao paraíso. Sim, isso porque Toque Toque Pequeno é simplesmente divina. E eu amo aquela praia e seus arredores do litoral norte de São Paulo. Após a badalada Maresias, temos as praias de Paúba, Santiago e, finalmente, Toque Toque (Pequeno e Grande). Lá é bastante trânquilo e ideal para quem procura sossego total.
A praia de areia clara e macia era uma vila de pescadores antes de se transformar em um balneário de veraneio com seus sofisticados condomínios residenciais. Mas ainda preserva sua identidade, mantendo a capelinha construída no início do século e com os caiçaras vivendo da pesca.



Além da capela, o vilarejo possui uma praça que serve de estacionamento (para os carros dos muitos turistas que vão passar o dia) e a Revistaria da Família, uma pequena banca que vende artigos em geral.

Ficamos hospedados em uma das poucas pousadas do local. Chamada de Aparas (nome da ilha que pode se avistar da praia), a localização é invejável. Basta atravessar a rua e já estamos com o pé na areia.
O que mais posso querer??? Comida boa? Exato, você acertou se pensou nesta resposta. Antigamente, haviam 3 restaurantes em Toque Toque Pequeno. Um deles (o que eu mais gostava) fechou e restaram apenas dois. Visitei ambos e relatarei minha experiência aqui:

Pimenta de Cheiro  

O Pimenta de Cheiro é um restaurante agradável, bem decorado e muito aconchegante. O atendimento é eficiente e razoavelmente rápido.
Os preços são médios, achei eles um pouco caros para a complexidade dos pratos. Para beber, a única cerveja disponível é a Itaipava Premium.
A escolha foi o Badejo Grelhado com Legumes na Manteiga e Arroz Branco. O frescor e o grelhado do peixe chamaram a atenção. A cocção dos legumes também estava correta, tornando-os crocantes e saborosos.
Para acompanhar, pedi uma Farofa de Banana (que eu adoro). Assim como o prato principal, apresentou-se saborosa e leve. Só achei que faltou aquele "quê", talvez uvas passas cairíam bem.
 
Uma comida despretenciosa e gostosa que combinou perfeitamente com a atmosfera simplista e bucólica da praia. Vale a pena conhecer e aproveitar todo este clima mágico.
Na próxima postagem, contarei tudo sobre a outra experiência gastrônomica desta minha viagem incrível. Até logo e bom divertimento a todos sempre, sempre, sempre!
 
Endereço: Rua Yojiro Takaoka, 790, Toque Toque Pequeno - São Sebastião/SP
Média de preço: R$50/pessoa
Data da visita: 18/08/12
Site da Pousada Aparas: http://www.pousadaaparas.com.br/
 

4 comentários:

  1. Oi queridíssima amiga!!! Como vai?

    Nossa, não canso de elogiar as fotos, estão lindas!

    Dá vontade de 2 coisas vendo estes cenários: de que chegue logo a sexta-feira e fico na esperança de conhecer um dia este lugar abençoado, com vcs claro!

    Qto a comida, me apeteceu muito! Só de descrever o frescor do peixe já salivei, o badejo é um dos peixes que mais gosto! E a farofa de banana, que vontade de provar!!!

    Ficarei na expectativa de ler a 2ª parte!

    Bjão,
    Denise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dê, meu amor!!! Td bem e vc?!?

      Ah muito obrigada, fico tão feliz que tenha gostado das fotos!

      Com certeza, vcs iriam amar este paraíso. Já vamos colocar nos nossos planos, hein?!?

      As comidas estavam excelentes mesmo... :)

      Bjão,
      Vanessa

      Excluir
  2. Adoro esse lugar...
    As fotos estão de deixar doida,uma sacanagem com quem está presa no escritório na contagem regressiva pro Fds hehe. Lindas demais!

    Bjs

    Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jana!!! Td bem?!?

      Muito obrigada pela visita! E este lugar é abençoado mesmo, né?!?

      Hahahaha, verdade! Espero que seu fds tenha sido demais! E obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado das fotos!!! ;)

      Bjão,
      Vanessa

      Excluir