11 de abril de 2013

Roteiro Bom Retiro: Casa Búlgara & Esfiharia Effendi

Dia desses, levei meu celular para o conserto na Santa Ifigênia (por sinal, em uma assistência ótima: fica a dica aqui no Kekanto sobre a iKing). E tinha um tempinho para matar até ele ficar pronto. Então, não tivemos dúvida e rumamos para o Bom Retiro, bairro vizinho ao Centro de São Paulo.
Nunca explorei tanto o bairro, mas ele é uma delícia. Ruas calmas para se caminhar, muitos judeus e coreanos andando pra lá e pra cá, ares de interior, vizinhança conversando em suas portas e verdadeiras pérolas gastrônomicas escondidas em cada cantinho e rua escondidinha da região. Tudo é muito simples, porém aquela simplicidade agradável, de sinônimo de comida caseira e, melhor de tudo, barata.
O namorado queria conhecer a Casa Búlgara que já ganhou como melhor salgado pela Veja SP. Direto do país do Leste Europeu, a casa traz a tradicional Bureka, uma rosquinha folhada com uma grande variedade de recheio (R$3,50/unidade). Eu pedi a de Queijo Búlgaro (queijo feta) e o Hilton comeu também a de carne. Ambos preferimos a de feta que estava realmente deliciosa. Só que confesso que esperava um pouquinho mais.
Depois, seguimos para a dica do nosso casal de amigos do Tabeteimasu e fomos na Esfiharia Effendi. Resumindo a experiência: as melhores esfihas que comi até hoje. Ah e tomei uma refrescante e saborosa Limonada que eu tinha que destacar aqui também. A esfiha de queijo com basturma é a melhor (R$4,50/unidade), entretanto a de Zatar não fica atrás (R$5/unidade).
Peço desculpa pela resolução das fotos, é que como estávamos a pé e com bastante dinheiro, o iPhone e mais o Blackberry, fiquei com receio (coisa comum neste nosso país, não é mesmo?) e deixei minha máquina em casa. As fotos foram tiradas com a câmera do celular mesmo. Ainda assim eu tinha que registrar o passeio no blog, pois eu verdadeiramente recomendo a todos!

Endereço Casa Búlgara: Rua Silva Pinto, 356, Bom Retiro - São Paulo/SP
Média de preço: R$10/pessoa
Data da visita: 30/03/13
Endereço Esfiharia Effendi: Rua Dom Antônio de Melo, 77, Bom Retiro - São Paulo/SP
Média de preço: R$20/pessoa
Data da visita:  30/03/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário