17 de maio de 2012

Especial: Rio de Janeiro


Quem acompanha meu blog, conhece minha paixão pela cidade maravilhosa e sabe que já fiz um pequeno roteiro nessa postagem aqui com alguns dos lugares especiais visitados nas vezes em que estive no Rio de Janeiro (e aqui com dicas de Búzios). Tive a oportunidade de estar novamente no Rio para participar de um evento bacana, o casamento de uma prima na secular Confeitaria Colombo.
Portanto, nesse especial de maio (coincidentemente, o mês das noivas) terá, além de Gastronomia, os encantos do RJ e a delicadeza do matrimônio.
Louvando a tradição carioca no segmento da baixa gastronomia, começamos essa odisséia falando sobre o despojamento do Pavão Azul (Copacabana). E depois contarei um pouquinho sobre minha ida na Confeitaria Colombo!

Pavão Azul

O Pavão é aquele famoso denominado "pé sujo". Quando fui, minha irmã (quase uma carioca de tanto ir para o RJ) falou para eu não ir ao toalete. Ok que muita gente fala que a cozinha é o reflexo do banheiro. Porém, nesse caso, a máxima não corresponde. De fácil localização e bom atendimento, o boteco me conquistou. Tudo é super simples, claro: fachada discreta, ambiente pequeno, mesas na rua e o preço é honesto.
O cardápio é recheado de quitutes clássicos. Um dos lendários é o Arroz de Camarão que é realmente especial. Temperado com bastante cebolinha, o arroz surpreendeu pelo sabor caseiro, forte gosto de tomate fresco e camarões suculentos.

Endereço: Rua Hilário de Gouveia, 71, Copacabana - Rio de Janeiro/RJ
Média de preço: R$40/pessoa

Confeitaria Colombo

No meio do caótico centro carioca, encontra-se a tradicional Colombo. Inaugurada em 1894, a confeitaria faz parte da história do Rio de Janeiro e é patrimônio cultural da cidade.

Palco de históricos banquetes, o local é simplesmente lindo. É certo que vale mais como passeio turístico do que pela Gastronomia em si. Ainda assim, os detalhes minuciosos e a decoração antiga criam um clima mágico que merecem uma caprichada visita (aliás, pretendo voltar em uma ocasião normal para conhecer melhor).

O serviço é excelente e teve algumas especialidades do menu que estavam deliciosas e marcaram o paladar como o Ravióli de Brie com Damasco e os sucos de Melância com Gengibre e Abacaxi com Capim Santo.
Falando do evento, estava tudo impecável: organização, decoração e contou até com a participação do renomado bloco carnavalesco "Cordão da Bola Preta". Em suma, a experiência de presenciar um casamento lá foi única e encantadora do início ao fim!



Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32, Centro - Rio de Janeiro/RJ
Site: http://www.confeitariacolombo.com.br

12 comentários:

  1. Olá!

    Como é bom viajar né? Que bom que vocês aproveitaram!

    Muito chique esse casamento hein! A Confeitaria Colombo é super famosa e eu acompanhei algumas fotos pelo Instagram da sua irmã!

    As fotos ficaram muito boas!

    Já estou no aguardo do nosso encontro! Vai ter muita conversa para colocar em dia!

    Bjo,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos querido!!! Td bem?!?

      Nossa, é bom demais viajar. Vcs que o digam, né?!? hehehehe

      Olha, foi um casamento bem elegante mesmo. Amei, amei! A Colombo é ignorante de tão linda. Vale a pena conhecer!

      Pois é, adoooooooooro que vcs estão se comunicando pelo Instagram. Ela tb ama fotos, assim como nós!

      Muito obrigada pelo elogio! Estou melhorando nas fotos... um dia, eu chego lá! hahahahaha

      Tb estou no aguardo do encontro! Vou amar cozinhar pra vcs e quero saber tudinho do Japão!:)

      Saudades!!!

      Bjs,
      Vanessa

      Excluir
  2. Olá, Vanessa!!

    A confeitaria Colombo é um arraso, em todos os quesitos:ambiente,culinária,requinte,funcionários atenciosos...Imagine um casamento na Colombo!!Devia estar lindo mesmo!!Aliás, um Luxo!!Parabéns pelas fotos fantásticas!Bjs.Dy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Diana!!! Td bem?!?

      Pois é, verdade! A Colombo é um arraso. Já tinha tentado ir nela outras vezes em que estive no Rio, mas nunca deu certo. Acho que estava destinado pra eu conhecer em uma ocasião tão especial como essa, não é mesmo?!?

      Que bom que gostou das fotos! Muito obrigada!:)

      Até mais!

      Bjs,
      Vanessa

      Excluir
  3. uau!!! sou carioca e nunca fui a um casamento na colombo! deve ser maravilhoso!!! e os doces? e os salgados? uma perfeiçao!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiiiii Isa!!! Td bom?!?

      Olha, devo confessar que foi maravilhoso mesmo. E vc resumiu super bem: perfeito!

      Adoro seu blog e tb adoro os cariocas, viu?!? Logo mais, passo lá de novo!

      Bjs,
      Vanessa

      Excluir
  4. Sensacional esse casamento hein Vanessa! Que lugar bonito (e chic) esse Colombo. E esse arroz com camarão hein??? Gosto de comida temperada com cebolinha.
    Preciso conhecer o RJ!!! :-)
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaaaaaaaa Elder!!!

      Ueba, foi sensacional sim! E é realmente lindo demais!

      Agora eu tenho certeza que vc e a Jana iriam amar o Pavão Azul e seu famoso arroz de camarão. Ah e lá tb tem vários outros botecos incríveis! Vcs precisam conhecer o RJ, super recomendo!;)

      E aproveito pra dizer que fiquei super feliz em ser sorteada no blog de vcs. Mal vejo a hora de chegar meu kit Duff, obrigada!!!

      Abs,
      Vanessa

      Excluir
  5. Olá Vanessa.

    Pelo jeito você curtiu bastante o Rio. O Pavão Azul é um dos meus botecos prediletos em Copa. Adorei o seu blog, coloquei entre os sugeridos no Diários Gastronômicos. Espero te ver para conversarmos mais também nos eventos do Kekanto.

    Beijos,

    Dé Comber
    http://diariosgastronomicos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!!!

      Primeiramente, muitíssimo obrigada pela visita e comentário. Seja muito bem vindo no Odisséia! Adorei seu blog e vou colocar aqui na minha listinha, viu?!?

      Ahhhhhhhhh eu amo o Pavão. E nós aproveitamos bastante sim! Ainda fomos no Belmonte, será o próximo post!

      Até a próxima e espero reencontrá-lo tb!

      Bjs,
      Vanessa

      Excluir
  6. Oi Vanessa, adorei o seu post!!! Também amo o Rio e inclusive já morei lá. Lindas as fotos.

    Bar bom no Rio é pé sujo mesmo hehehe nunca fui neste mas me pareceu bem legal!!!
    E que dia especial vocês tiveram na confeitaria colombo ein? Relamente é um ícone histórico da cidade!!!

    Bj grande e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Oiiiiiiiiiii André!!! Td bom?!?

    Obrigada, fico feliz que gostou! Sério que já morou lá??? Que demais, deve conhecer vários pés sujos ótimos, né?!?

    Foi especial de verdade, difícil até descrever!

    Valeu mesmo pelo carinho!;)

    Bjs e até logo,
    Vanessa

    ResponderExcluir