24 de maio de 2012

Boteco Belmonte - Rio de Janeiro

Sigo contando sobre a minha recente viagem ao Rio de Janeiro (veja o primeiro post aqui) que foi recheada de coisas boas. Sendo uma delas, a visita ao Boteco Belmonte.
Localizado em Ipanema e com filiais em outros bairros, o Belmonte é a rede de bares que mais vende chopp na cidade maravilhosa.
Funcionando desde 1952, o boteco é extremamente agradável. Muito bem decorado e envolto de uma energia bastante positiva, o lugar conserva toda a tradição carioca.
Tanto que o forte da casa são as empadas, logicamente seguido pelo clássico Filé ao Oswaldo Aranha.
Claro que não poderia começar meu almoço de outra maneira: todos da mesa pediram a Empada de Camarão com Catupiry (na foto).
Pra iniciar os trabalhos alcóolicos, pedimos a Caipirinha de Limão e alguns chopps. A caipirinha estava boa, mas forte demais para o meu paladar paulistano.
Agora a empada foi um espetáculo à parte. Certamente, é a mais gostosa que já comi na vida. Tão deliciosa que fica até difícil descrever. É aquela tal história do só comendo para saber do que estou falando...
 Sem pressa, ficamos lá papeando e aproveitando o momento. Observando mais atentamente a atmosfera do bar, vemos quadros interessantes e as características da baixa Gastronomia presentes em todos os cantos.

Quanto ao atendimento, achei razoável. Já os preços são ótimos e as porções fartas. Alguns pratos dão satisfatoriamente para 3 pessoas.
Nesse dia, o boteco estava cheio de turistas estrangeiros. Ouvia-se as línguas de diversos países e isso foi muito interessante para perceber as diferenças culturais. Na ocasião, a final do campeonato inglês passava na TV. Um empolgado inglês torcedor do Chelsea levantava da mesa e comemorava muito cada boa jogada do seu time. O detalhe é que ele estava sozinho e depois voltava a comer como se nada tivesse acontecido e sem nem olhar para os lados. Demos muitas risadas e nos divertimos com o figurão.
Chegando aos finalmente, degustamos o típico prato feito com filé mignon alto temperado com alho frito e acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovo. O nome consiste em uma homenagem ao político gaúcho Oswaldo Aranha que costumava almoçar esse empratado no restaurante Cosmopolita na Lapa.
Resumindo, o Belmonte é a cara do RJ, ou seja, é alegre e descontraído. Somando com a comida saborosa, o resultado é satisfação total. E pra estender os momentos mágicos, vá caminhando até a Pedra do Arpoador e depare-se com a vista captada abaixo. Então, fica a boa dica... enjoy, have a great time and be happy!

Endereço: Rua Teixeira de Melo, 53, Ipanema - Rio de Janeiro/RJ
Média de preço: R$40/pessoa (mesa de 8 pessoas)
Data da visita: 05/05/12

*Nota: Recentemente, uma resenha do Odisséia Gastrônomica ganhou um prêmio como a melhor opinião pelo conceituado site Kekanto: o tema foi a Cantina Capuano

9 comentários:

  1. Olá!

    Que passeio bom hein! E quando tem comida boa fica melhor ainda!

    Eu gosto de empada mas faz tempo que não como uma boa...geralmente eu ia no Rancho da Empada ali da Vila Mariana mas acabei enjoando um pouco...rs...Essa deu água na boca!

    E parabéns pelo prêmio do Kekanto! Mais do que merecido!

    Bjo e até sábado!
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amigo!!! Viajar já é ótimo e comer então... hahahaha!

      Tb ia bastante no Rancho da Empada, mas enjoa mesmo. Só que essa de lá é diferente, viu?!? Vc e a Dê iriam adorar!

      Muito obrigada pelo elogio, fico lisongeada!:)

      Bjs,
      Vanessa

      Excluir
  2. a empada de camarao com catupiry é a melhor que já comi tb embora seja carinha!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiii Isa... pra mim que estou acostumada com os abusivos preços de SP, nem achei a empada cara... acredita?!?

      Boa demais, nunca comi igual!

      Bjs,
      Vanessa

      Excluir
  3. É muito bom ver como tá o Rio...faz anos que não vou pra lá. Morri de vontade de comer essa empada hehehe adoro empada de camarão. E dizem que o o Oswaldo Aranha molhava todo o arroz com o caldo do filé heheheh
    E parabéns pelo prêmio do kekanto. Você escreve muito bem!
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André! Td bem?!?

      Ah precisa voltar lá e conferir essa empada! E eu amo o Oswaldo Aranha de qq jeito... rsrsrs!

      Valeu, querido!!!

      Abs,
      Vanessa

      Excluir
  4. Ola Vanessa!!! Fiquei com vontade de conhecer esse boteco!!! Essa empada de camarão com catupiry deve ser muito boa! Gostei do "Trabalhos alcoólicos"... hehehe... demais!
    Sobre esse caso do torcedor inglês me veio a cabeça a polêmica propaganda da Calsberg, ele deve ter frequentado a "Fan Academy"... Se você ainda não viu essa propaganda, procura no youtube por "calsberg fan academy". Aposto que irá identificar o torcedor com esse video!!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, ADOREI! A propaganda é demais e lembra bastante o torcedor sim, hahahahaha! Muito bom, valeu pela dica!!!

      Ahhhh, tenho certeza que vc e a Jana iriam amar esse boteco. E essa empada é indescritível de tão boa!

      Anota a dica pra qdo forem pro Rio!;)

      Abs,
      Vanessa

      Excluir
  5. Ops... Falha minha... É Carlsberg... hehehe...

    ResponderExcluir