12 de dezembro de 2013

Especial Fim de Ano: Maní

Queridos leitores, é com muita satisfação que contarei aqui sobre a experiência gastronômica mais incrível que já tive na vida: Maní, o 46° melhor restaurante do mundo, 5° da América Latina e 2° do Brasil.
Com essa posição privilegiada no disputado ranking dos melhores restaurantes, o Maní não teria como decepcionar, mas eu juro que ele conseguiu me surpreender ainda mais (positivamente, é claro). Obviamente, o que eu já esperava (e realmente é verdade) é o preço exorbitante. Uma vez que é notório o crescimento dos preços dos restaurantes no Brasil, especialmente na capital da Gastronomia, São Paulo. Infelizmente, atualmente nos "acostumamos" a pagar altos valores por uma comida mais requintada, selecionada e de alta qualidade. Sendo assim, escolhemos uma data especial e lá fomos nós ao badalado restaurante. E sim, é mesmo muito badalado. Tanto que recomenda-se fazer a reserva com, pelo menos, um mês de antecedência para almoços aos finais de semana. Foi o que fiz e, desta maneira, tive um almoço sensacional em pleno domingo.
A maioria do público, talvez pelo dia e horário, eram de famílias e alguns poucos casais. A fachada do local é discreta e o charmoso ambiente só se revela após a entrada que é quando deparamos com um lindo corredor ornamentado com sofás e paredes pintadas com características brasileiras. Pois sim, vale lembrar, que o lugar opta por traços regionais e culinária típica do nosso país.
O atendimento é ótimo, bem do jeitinho que eu gosto, atencioso na medida certa. Fomos levados a agradável mesa do lado de fora onde o chão é forrado de pedras e pequenas árvores complementam o visual despojado-romântico-chique da varanda. O cardápio é vasto e tentador, dá vontade de experimentar tudo. Entre as várias opções de belisquetes, escolhemos o Bombom de Salmão com Mascarpone, Dill e Ovas. Ele é minúsculo e a porção é micro. Ainda assim, valeu a pena, pois é uma das coisas mais gostosas que já comi. É simplesmente incrível a explosão de sabores em algo tão sintetizado, definitivamente surpreendente e delicioso.
Para beber, até pensamos em um vinho. Mas todas as muitas opções da carta de vinhos tinham 3 dígitos ou mais, portanto ficou inviável. Experimentamos então um drink básico: Caipirinha de 3 limões, a única decepção do dia. Estava boa, não sensacional como deveria ser uma caipirinha de um restaurante tão afamado.
De entrada, eu optei pela Sopa Fria de Jabuticaba com Camarões. Formidável do início ao fim, o agridoce da jabuticaba contrapunha perfeitamente com o suculento camarão. O namorado optou pelo Lagostim na Brasa com Azeite de Baunilha que estava fenomenal também, ainda melhor que a minha pedida.
No prato principal, O Hilton ficou com a Bochecha de Boi com Terra de Banana Nanica. Terra? Estranho? Isso mesmo, é estranho, mas é gostoso. Resulta em uma mistura forte de sabores tenros e marcantes.
Eu comi o Pargo com Batata Doce e Coalhada de Queijo de Cabra e, resumindo, é a perfeição em forma de Gastronomia. O pargo é o melhor peixe que comi na vida.
E as sobremesas? Era tanta coisa tentadora que foi difícil escolher. Acabamos pedindo o Flan de Chocolate Valhrona (70% cacau) e o Merengue com Mousse de Figos, Frutas e Doce de Ovos. Sensacionais, especialmente o Merengue. Esse doce de ovos pareciam balas de coco (como dá pra ver na foto), bom demaaaaais.
Como deu para perceber nas fotos, a porção é pequena. Se gosta de pratos fartos, certamente não vale a pena gastar tanto por tão pouca comida. A nossa conta deu um total de R$380/casal, ou seja, como disse anteriormente, os valores são altos, bem altos.
Ultimamente, eu passei por uma grande reeducação alimentar e passei a apreciar porções reduzidas. Troquei a grande quantidade pela variedade e foi exatamente o que fiz no Maní. Talvez, por essa minha atual fase, eu tenha apreciado tanto o restaurante. É certo que não é um lugar onde se possa voltar com frequência, porém, certamente também, tentarei ir em alguma outra data especial, afinal é preciso se lembrar de celebrar sempre.
Aproveito para antecipar meus desejos de ótimas festas a todos, já que saio de férias na semana que vem. Até ano que vem e feliz 2014!

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano - São Paulo/SP
Site: http://www.manimanioca.com.br/index.html
Média de preço: R$200/pessoa
Data da visita: 29/09/13

Um comentário:

  1. Olá!!

    Já ouvi falar do Mani e também vi uma reportagem! Achei bem bonito o ambiente ! Quanto às comidas, pelas fotos, parecem bem apetitosas! O prato com o Pargo parece uma pintura!!Parabéns! Desejo-lhe um Feliz Ano Novo! Que este venha cheio de novidades!Bjs.

    ResponderExcluir